sexta-feira, 3 de outubro de 2008

MALABARES

Abaixo o descritivo da intervenção MALABARES, criada pelo FUSO COLETIVO e uma das ganhadoras do Prêmio Interferências Urbanas 2008.


Um malabarista de sinal com bolas de tênis e claves. Sinal fechado, cena urbana, o malabarista se coloca em frente aos carros e inicia o show "circense". Ele não acerta um movimento sequer. Bolas e claves ao chão. O malabarista, maquiado como um palhaço, demonstra tristeza frente a incapacidade de realizar a performance em troca de alguns trocados. No final da apresentação desastrosa ele vai até os carros e, ao invés de pedir dinheiro, distribui notas de R$ 1,00 (um real) para cada motorista que lhe dá atenção. Uma ruptura de valores urbanos. Uma inversão nos sentidos mais banais. O circo de rua, o circo fora do circo, o espetáculo da pobreza, da sobrevivência. Nosso malabarista, um pedinte sem talento, precisa demonstrar talentos incomuns para ser visto? Obstáculos não driblados, repassados ao espectador, um mal-estar de fora pra dentro que se inverte.

Desequilíbrio culposo.

Ao abordar o carro após uma apresentação desastrosa, nosso malabarista desconstrói valores que não foram definidos pela sociedade, mas que seguem uma padrão automático, valores de um suposto código urbano. O peso e o preço de viver em uma cidade grande, a antropofagia cotidiana e as diferenças sociais são os pontos abordados por essa performance.

PRÊMIO INTERFERÊNCIAS URBANAS 2008

Ontem aconteceu no Solar de Santa a entrega do Prêmio Interferências Urbanas 2008, onde contemplaram 10 projetos para intervir no caos urbano, levando arte e pensamento para as ruas cariocas.

Dentre os 236 inscritos, o projeto MALABARES, primeira incursão do FUSO COLETIVO, foi um dos felizardos! Yep!

O Prêmio Interferências Urbanas é um iniciativa da Tisara Produções e conta com o apoio do IPHAN e patrocínios do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Oi.

Vamos postar o descritivo do projeto e documentar todas as ações.
Mais novidades em breve. Stay tuned!

http://www.interferenciasurbanas.com.br