sábado, 25 de outubro de 2008

DIA - UM



A Arte está na rua. Pensamentos, críticas, desconfiança, análises, sensações diversas. É pra rir ou pra chorar?!

DEFINA VOCÊ MESMO.

+ informações no JB ONLINE (*click)

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

NESSA SEXTA, DIA 24 DE OUTUBRO

Começa nessa sexta-feira, dia 24 de outubro, a intervenção urbana MALABARES.
Durante 10 dias (até o dia 02 de novembro), das 17h30 as 20h30, um suposto malabarista de sinal vai marcar presença na Rua do Catete com a Rua 2 de Dezembro. Quem passar por lá de carro, poderá ser abordado pelo malabarista - e participar da intervenção.

O projeto MALABARES foi um dos vencedores do Prêmio Interferências Urbanas 2008. O prêmio, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Oi, tem produção e curadoria da TISARA.

Essa é a primeira incursão do FUSO COLETIVO. Outras virão.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

RESÍDUO ARTÍSTICO






Toda arte transforma, faz pensar. Deixa resíduo.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

FUSO MIDIÁTICO


A importância do Prêmio Interferências foi comentada ontem, na revista DOMIGO do JB, mostrando os vencedores e suas obras.

Confira a matéria >>> AQUI

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

MALABARES

Abaixo o descritivo da intervenção MALABARES, criada pelo FUSO COLETIVO e uma das ganhadoras do Prêmio Interferências Urbanas 2008.


Um malabarista de sinal com bolas de tênis e claves. Sinal fechado, cena urbana, o malabarista se coloca em frente aos carros e inicia o show "circense". Ele não acerta um movimento sequer. Bolas e claves ao chão. O malabarista, maquiado como um palhaço, demonstra tristeza frente a incapacidade de realizar a performance em troca de alguns trocados. No final da apresentação desastrosa ele vai até os carros e, ao invés de pedir dinheiro, distribui notas de R$ 1,00 (um real) para cada motorista que lhe dá atenção. Uma ruptura de valores urbanos. Uma inversão nos sentidos mais banais. O circo de rua, o circo fora do circo, o espetáculo da pobreza, da sobrevivência. Nosso malabarista, um pedinte sem talento, precisa demonstrar talentos incomuns para ser visto? Obstáculos não driblados, repassados ao espectador, um mal-estar de fora pra dentro que se inverte.

Desequilíbrio culposo.

Ao abordar o carro após uma apresentação desastrosa, nosso malabarista desconstrói valores que não foram definidos pela sociedade, mas que seguem uma padrão automático, valores de um suposto código urbano. O peso e o preço de viver em uma cidade grande, a antropofagia cotidiana e as diferenças sociais são os pontos abordados por essa performance.

PRÊMIO INTERFERÊNCIAS URBANAS 2008

Ontem aconteceu no Solar de Santa a entrega do Prêmio Interferências Urbanas 2008, onde contemplaram 10 projetos para intervir no caos urbano, levando arte e pensamento para as ruas cariocas.

Dentre os 236 inscritos, o projeto MALABARES, primeira incursão do FUSO COLETIVO, foi um dos felizardos! Yep!

O Prêmio Interferências Urbanas é um iniciativa da Tisara Produções e conta com o apoio do IPHAN e patrocínios do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Oi.

Vamos postar o descritivo do projeto e documentar todas as ações.
Mais novidades em breve. Stay tuned!

http://www.interferenciasurbanas.com.br